Rendas Tradicionais Portuguesas

,
Rendas Tradicionais Portuguesas

As rendas tradicionais assim como os bordados são um artesanato muito típico da Tradição Portuguesa.

As rendas, desde que se iniciou a sua produção, são um produto cultural europeu. Não é conhecido com exactidão a época em que despontaram, estimando-se que tenha acontecido entre o final do século XV e o princípio do século XVI, momento em que se iniciou a autonomização das técnicas de decoração têxtil, dando origem desde 1560 ao termo português “rendas”.

Reveladas no auge do Renascimento, esse movimento cultural que marcou toda a Europa, as rendas (de bilros e as de agulha), sempre foram um sinal de um produto luxuoso, um acessório dispendioso, uma extensão de graciosidade e o acentuar de uma ostentação.

Rendas Tradicionais de Bilros

A renda de Bilros, é característica das zonas costeiras, exigindo uma labuta de dedicação, precisão e muita paciência das rendilheiras, que tecem composições delicadas e de extraordinário encanto., estando sediado em Vila do Conde o museu das Rendas de Bilros.

Renda de Bilros de Vila do Conde

Os instrumentos de trabalho utilizados no fabrico deste tipo de rendas são: almofada em forma de cilindro, bilros (marfim ou madeira), alfinetes, “piques” (cartões perfurados) e linhas de algodão. As rendeiras de bilros de Vila do Conde têm a característica de suster os bilros com as palmas das mãos viradas para baixo. 

Renda de Bilros de Peniche

Rendas Tradicionais Portuguesas

Renda de Bilros de Peniche

A Renda de bilros de Peniche tem um atributo que a caracteriza e a difere de outras rendas de bilros feitas em Portugal – o método de urdidura (as rendilheiras de Peniche fazem a renda com com as palmas das mãos voltadas para cima) com a particularidade de nas rendas de bilros de Peniche, não haver qualquer distinção entre o direito  e o avesso.

Texto adaptado dos originais – Rendas Bilros Vila do Conde, Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde e Rendas de Bilros de Peniche, Câmara Municipal de Peniche.

Rendas com atribuição de Produtos Tradicionais Portugueses Qualificados, conforme lista da Qualifica

RENDA DE NÓS DE PINHEL
RENDA DE SEMIDE
RENDA DE BILROS DE PENICHE
RENDA DE BILROS DE VILA DO CONDE
RENDA DE NISA (FRIOLEIRAS, RENDA DE BILROS, RENDA DE PÊLO DE CABRA, RENDA DE AGULHAS)
0 Comentários

Deixe um Comentário

Quer juntar-se à discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um Comentário

You have to agree to the comment policy.